6 curiosidades sobre cafés que você nunca ouviu

 

curiosidades sobre cafés
curiosidades sobre cafés

A equipe da Pilão professional preparou um conteúdo bem interessante para você! Colhemos as perguntas mais curiosas sobre cafés, reunimos nosso time e fomos em busca de respostas. Ficou muito bacana! Siga com a Pilão Professional neste conteúdo e conheça 6 curiosidades sobre cafés que você nunca ouviu.

Origem da palavra

A origem da palavra “café” é muito controversa e os pesquisadores ainda não chegaram em um consenso. Alguns historiadores acreditam que se derivou da palavra árabe “qahwa”, cujo significado é vinho, já outra linha de pesquisa crê que a palavra é originária do local chamado “Kaffa”, uma província na Etiópia, onde supostamente a planta surgiu.

Produção Mundial

O café é o segundo produto mais comercializado no mundo, ficando atrás apenas do petróleo! A produção mundial é em torno de 7,7 milhões de toneladas de grão de café por ano. As plantações estão dispostas em 10,5 milhões de hectares localizados em mais de 50 países. Em torno de 85% da produção mundial é produzida na América Central e do Sul, lugares onde o clima é mais propício para o cultivo da planta.

O café mais caro do mundo

O Kopi Luwak produzido principalmente nas ilhas Bale, da Sumatra e Java, possui um processo um pouco curioso. Os grãos de café são recolhidos das fezes de um mamífero local chamado civeta. Quando o grão é ingerido pelo animal, as enzimas e bactérias presentes em seu estômago não destroem o grão, e acrescentam um sabor único ao grão. Uma xícara pequena da bebida pode chegar á R$20,00. E aí, teria coragem de provar?

A origem do café

A origem do café data de 525, no interior da Etiópia, na África. A primeira sobre o consumo de café foi encontrada em manuscritos no Iêmen, onde contam uma lenda que um pastor teria notado que suas ovelhas ficarão mais espertas depois de consumir aquela planta até então estranha.

Café VS Religião

Se hoje o café é uma unanimidade em muitos país, como o Brasil, antigamente ele já enfrentou severos problemas com as religiões. O café chegou a ser uma bebida proibida em Meca, pelo governador Khair Begem e por Murad III, que consideraram a bebida ‘’do diabo’’ e a baniram do local. Em uma certa época a Igreja Católica também demonizou o café, visto que ele vinha do Oriente, uma região considerada pagã pelo clérigo. Porém, com o passar dos anos, o papa Clemente VIII propôs benzer o café e tornar a bebida cristã!

Brasil na liderança

O comércio de café no país foi o responsável por uma intensa expansão econômica e de infraestrutura, tendo sido por quase um século a principal fonte de riqueza do Brasil. Hoje o café continua tendo uma presença muito forte na economia brasileira, sendo um dos principais produtos exportados. O Brasil é o maior produtor de café do mundo, produzindo somente no ano de 2016 49,13 milhões de saca. Nosso país também é o segundo maior consumidor, ficando atrás apenas do Estados Unidos. Estima-se que cerca de 97% da população consuma a bebida diariamente!

Você sabe que o primeiro passo para escolher um bom café, seja na rua ou em casa, é marca, não é mesmo? Por isso, oferecemos a qualidade incomparável do café Pilão, Espresso ou Coado, bebidas quentes e frias tais como Cappuccino, Moccaccino, Cholocate, Café com Leite e Chá, além de um portfólio completo de Snacks, servidos em equipamentos modernos e um serviço especializado.

Entre em contato com a equipe Pilão Professional através do nosso site e saiba mais sobre as soluções de bebidas quentes para o seu negócio!