Café com chocolate – A combinação perfeita

Café com chocolate combinação perfeita
Café com chocolate combinação perfeita

Aqui no blog da Pilão Professional nós já demos várias dicas de harmonização do café com doces e até mesmo com comidas, e hoje chegou a vez de falar sobre a combinação do café com o chocolate. Apesar de despertar certo estranhamente a quem nunca experimentou, o chocolate é o acompanhamento perfeito para aquela xícara de café no final da tarde, por ter sabores que se complementam. Hoje vamos dar dicas de como tornar esse momento ainda mais delicioso!

Brigadeiro vai bem com o que?

O nosso amado brigadeiro é praticamente um patrimônio gastronômico brasileiro, assim como o café. Para que o tradicional doce não brigue com a bebida, opte por um café mais encorpado e bastante cremoso, para combinar com a textura do brigadeiro, com baixa acidez e, se possível, com notas de cacau. Não tem como resistir, né? Esse tipo de café também vai bem com tabletes de chocolate amargo, para quem não é tão fã de doces muito pesados.

Cappuccino?

O tradicional cappuccino criado na Itália, só levava em sua composição café e leite, mas aqui no Brasil nós damos um jeitinho de deixar tudo ainda mais saboroso, acrescentamos chocolate à mistura e especiarias, como a canela, resultando em uma bebida doce e encorpada. Engana-se que por já conter chocolate em seu café, o cappuccino não possa ser acompanhado de um chocolate. A regra aqui é acompanhar as características da bebida, que é a cremosidade e o leite. Uma boa opção é optar por trufas ou bombons recheados para acompanhas seu cappuccino.

Como harmonizar café com chocolate?

A dica aqui vale para qualquer tipo de café e chocolate que você queira tentar: Primeiro, morda um pedaço do chocolate e, em seguida, tome um pequeno gole da bebida. Ainda com o doce na boca, tome mais gole da bebida.

A intenção dessa técnica conhecida como triangulação é perceber a acidez, a doçura e o corpo da bebida enquanto o doce derrete na boca. Outra boa dica é sempre pensar nas caraterísticas principais do café como o corpo, acidez, doçura e aroma, e pensar em como adaptar essas caraterísticas para um chocolate, para que não haja grandes contrastes entre os sabores.

No mercado nacional já é possível encontrar chocolates de todos os tipos, desde os ao leite, como o puro cacau, até com misturas ousadas como com laranja e até mesmo pimenta.

E aí, como você vai combinar sua xícara de cafezinho agora? Conte para a gente!

A PILÃO PROFESSIONAL

Você sabe que o primeiro passo para escolher um bom café, seja na rua ou em casa, é marca, não é mesmo? Por isso, oferecemos a qualidade incomparável do café Pilão, Espresso ou Coado, bebidas quentes e frias tais como Cappuccino, Moccaccino, Cholocate, Café com Leite e Chá, além de um portfólio completo de Snacks, servidos em equipamentos modernos e um serviço especializado.