ESTE É O BLOG
PILÃO PROFESSIONAL

Curiosidade Pilão Professional: Conheça os diferentes tipos de torras de café

diferentes tipos de torras de café
diferentes tipos de torras de café

Vários fatores são determinantes para o sabor final do café e um deles é a torra. Você sabia que assim que são colhidos na natureza os grãos de café são verdes? É no processo de torra que eles passam a ter a cor marrom ou preta e é o tipo de torra que irá influenciar sua cor e o seu gosto.

A torra é responsável por alterar não só a cor, mas também o aroma, a acidez e o corpo do café. Através da torra é possível fazer até 1000 tipos de cafés diferentes! Hoje vamos te ensinar tudo sobre os diferentes tipos de torras dos grãos de café e suas características! Aprenda com a equipe da Pilão Professional!

Torra clara ou light

Esse grau de torra é o que mais acentua a acidez e o aroma do café. Utilizado para produzir cafés delicados e finos, a torra clara ou light 7 minutos e é conhecida por esse nome pelo fato de os grãos ficarem com a coloração levemente amarronzada, em tons de bege.

A temperatura utilizada na torrefação varia de 180 a 240º, em um processo de alta qualidade que visa preservar os óleos aromáticos da planta do café. Essa torra tem como característica ampliar a acidez do café, possuindo uma fragrância mais suave, com menos amargor e produzindo uma bebida mais densa. Além do mais, a torra light também é conhecida pelos nomes de ”New England”, ”Cinnamon”, por possuir uma cor semelhante a canela, e ”Half-city”, sendo bastante consumida nos Estados Unidos. O mais interessante é que essa torra é recomendada para o uso em máquinas de café expresso.

Torra média ou medium

Essa é a torra conhecida por produzir as bebidas mais equilibradas no que diz respeito à acidez, aroma, corpo e amargor. Na torrefação média as cores do grão variam entre diversas tonalidades do marrom. A torrefação segue a mesma temperatura padrão e o processo demora entre nove a onze minutos para ficar pronto. A torra média produz um café com gosto bastante aveludado, sendo perfeito para preparos utilizando o filtro de papel ou o tradicional coador de pano. Essa torra geralmente é a mais recomendada pelo fato de ser mais equilibrada.

Torra escura ou dark

Nesse processo de torra, os grãos se tornam bem escuros, com tonalidade praticamente preta. O tempo de torrefação nesse caso é maior, variando entre doze a quinze minutos, sempre prestando atenção para que não passe do tempo e acabe queimando os grãos, acentuando o amargor da bebida e estragando o corpo e a acidez na hora do preparo.

A torra escura é popular por produzir cafés fortes, aromáticos, saborosos e até mesmo um pouco caramelizados, já que o longo tempo de torra faz com que os açucares naturais comecem a se soltar dos grãos. Essa torra também é conhecida como ”Espanha”, ”Cuba” e ”French – roasted”.

E aí, você já sabe qual é o tipo de torra que mais agrada o seu paladar? Com as máquinas da Pilão Professional você tem a possibilidade de experimentar inúmeras possibilidades de cafés: do espresso às doses com blend.

As máquinas da Pilão Professional, além de atenderem todos os tipos de negócios, trás muita facilidade para o ambiente de trabalho e padronização do produto que é servido. Então se você tem um negócio e gostaria de dar um up nas doses diárias de cafés, basta entrar em contato com a equipe Pilão Professional para conhecer a solução mais adequada para o seu empreendimento.

Saiba como efetuar a locação de máquina de café ideal para o seu negócio falando com a gente através do http://www.pilaoprofessional.com.br/franquia-de-baixo-investimento.php