ESTE É O BLOG
PILÃO PROFESSIONAL

Entenda como harmonizar café com doces

harmonizar café com doces
harmonizar café com doces

Embora seja comumente degustado no café da manhã ou em pausas durante o dia de trabalho ou estudo, se combinado a condimentos ou acompanhamentos específicos, o sabor do café pode ser potencializado.

Pensando nisso, preparamos esse conteúdo para dar sugestões de harmonizações. Te mostraremos como harmonizar cafés com doces, apresentando todas as características que precisam ser levadas em consideração.

Os cafés podem ser apresentados de várias maneiras e você precisa ficar atendo há 5 fatores:

Corpo: É a ‘’textura’’ do café, podendo variar de uma consistência de água até levemente cremosa. Tudo depende do tipo de café que será tomado, espresso, coado, etc.

Acidez: É o quanto o café faz você salivar ao ser bebido, podendo variar de bem ácido até neutro.

Retrogosto: É o gosto que fica na boca após você tomar o café. Esse gosto pode ser de oleaginosas, baunilha, caramelo ou apenas um leve amargor. É possível reparar na intensidade do café, variando de leve até extraforte.

Doçura: Esse item é o quão doce é o café que será consumido. Esses fatos dependem do grau de torra dos grãos, sendo quanto menos torrado mais doce a bebida. Uma boa dica é não adoçar o café, nem com açúcar e nem com adoçante, para todos os sabores do café sejam percebidos.

Equilíbrio: Por fim, esse item é o conjunto de todas as características que já foram citadas. O ideal é uma bebida harmoniosa e saborosa, que seja agradável de se tomar.

O café pode ser harmonizado com carnes e queijos, mas o mais comum é ser harmonizado com doces.

Harmonizando cafés com doces

Um café encorpado e cremoso harmoniza bem com doces que levam chocolates. Seja um brigadeiro, um bolo ou até mesmo uma barra de chocolate meio amargo, essa combinação clássica agrada a todos os paladares. Já um café suave e mais líquido combina com doces a base de frutas cítricas, como bolos de laranja, limão e tangerina.

Para harmonizar com doces com muito açúcar, como pudim e quindim, cafés com bastante acidez são mais adequados, porque contrastam mais. Por fim, doces com coco como beijinho e doces com mel, como pão de mel, harmonizam bem com um café de média a alta intensidade.

Essas são algumas sugestões de harmonização para você degustar o seu café Pilão! Agora que você já sabe quais fatores prestar atenção, use sua imaginação e faça suas próprias combinações, inserindo as sugestões no cardápio do seu estabelecimento. E lembre-se de voltar aqui e contar para nós a combinação que os seus clientes mais gostaram.

Aproveite para entrar no nosso site e conheça nossas opções de máquinas, ideais para todos os tipos de estabelecimentos.

Confira: http://www.pilaoprofessional.com.br/maquinas.php