Entenda como harmonizar café

harmonizar café
harmonizar café

O café é comumente degustado no café da manhã ou em pausas no trabalho. Então porque não explorar todo o potencial de sabor que ele possui? Hoje iremos ensinar como harmonizar café com doces e todas as características que devem ser consideradas. Siga com a Pilão Professional neste conteúdo e entenda como harmonizar café.

Os cafés podem ser apresentados de várias maneiras e você precisa ficar atendo há 5 fatores:

Corpo: É a ‘’textura’’ do café, podendo variar de uma consistência de água até levemente cremosa. Tudo depende do tipo de café que será tomado, espresso, coado, etc.

Acidez: É o quanto o café faz você salivar ao ser bebido, podendo variar de bem ácido até neutro.

Retrogosto: É o gosto que fica na boca após você tomar o café. Esse gosto pode ser de oleaginosas, baunilha, caramelo ou apenas um leve amargor. É possível reparar na intensidade do café, variando de leve até extraforte.

Doçura: Esse item é o quão doce é o café que será consumido. Esses fatos dependem do grau de torra dos grãos, sendo quanto menos torrado mais doce a bebida. Uma boa dica é não adoçar o café, nem com açúcar e nem com adoçante, para todos os sabores do café sejam percebidos.

Equilíbrio: Por fim, esse item é o conjunto de todas as características que já foram citadas. O ideal é uma bebida harmoniosa e saborosa, que seja agradável de se tomar.

O café pode ser harmonizado com carnes e queijos, mas o mais comum é ser harmonizado com doces. Confira algumas dicas:

Um café encorpado e cremoso harmoniza bem com doces que levam chocolates. Seja um brigadeiro, um bolo ou até mesmo uma barra de chocolate meio amargo, essa combinação clássica agrada a todos os paladares. Já um café suave e mais líquido combina com doces a base de frutas cítricas, como bolos de laranja, limão e tangerina. Para harmonizar com doces com muito açúcar, como pudim e quindim, deve ser degustado um café com bastante acidez, para contrastar com o doce. Por fim, doces com coco como beijinho e doces com mel, como pão de mel, harmonizam bem com um café de média a alta intensidade.

Essas são algumas sugestões de harmonização para você degustar o seu café Pilão. Agora que você já sabe quais fatores prestar atenção, use sua imaginação e faça suas próprias combinações. Depois não se esqueça de contar pra gente aqui no nosso Blog!

LOCAÇÃO DE MÁQUINA DE CAFÉ PILÃO PROFESSIONAL

A locação de máquina de café é um segmento que vem crescendo muito nos últimos anos pela sua facilidade e sua ampla opção de usos. Então entre em contato com a equipe Pilão Professional através do nosso site e saiba como efetuar a locação de máquina de café ideal para o seu negócio.