ESTE É O BLOG
PILÃO PROFESSIONAL

Para que serve a taxa de franquia?


Para abrir uma franquia é preciso desembolsar do investimento inicial o gasto com a compra de equipamentos, ponto comercial, instalações, com o primeiro estoque, a contratação de pessoal e tecnologia, isso sem falar do pagamento da taxa de franquia.

Essa taxa é o valor pago diretamente para o franqueador e corresponde à concessão do uso da marca pelo franqueado. Ela é paga pelo franqueado no momento da assinatura do contrato, sendo um valor fixo e único cobrado nesta ocasião.

A taxa de franquia funciona como uma espécie de valor de entrada, isso porque dá ao franqueado o direito de fazer parte da rede e de usar também a marca da empresa franqueadora, ou seja, a licença de direito da marca.

Outra função dessa taxa é remunerar a franqueadora pela capacitação inicial do franqueado e de sua equipe antes da inauguração e transferência de know-how. A taxa cobre os custos de treinamento inicial que será dado para o próprio franqueado e eventualmente também para sua equipe.

Antes da abertura, o franqueado recebe orientação quanto ao sistema de gestão, os fornecedores da rede, a reforma e as instalações da unidade, identidade visual e todas as outras informações que o franqueado precisa saber para colocar o negócio em pleno funcionamento.

No momento da assinatura do contrato de franquia ou durante o programa de capacitação inicial, os franqueadores entregam os manuais de operação da nova unidade. Isso faz parte também do material de apoio e transferência de know-how. Vale ressaltar que a taxa de franquia cobre toda essa transferência e o valor inclui uma série de serviços, que com certeza o empreendedor teria que gastar caso tivesse que desenvolver uma marca ou um modelo de negócio por conta própria.

Normalmente, o valor é pago uma vez, na assinatura do contrato, e também na renovação dele. A taxa faz parte do investimento que o franqueado deve realizar e deve vir explicitada na planilha de investimento divulgada pela franqueadora.

A taxa de franquia é definida pelo franqueador e varia de acordo com cada tipo de negócio e área de atuação. Em um mesmo tipo de seguimento, como por exemplo o de alimentação, é possível encontrar diferentes taxas de franquia.

A rede pode optar por não cobrar esse valor, mas isso não significa que ela está livre de fornecer todos os serviços ao franqueado. Esta decisão pode fazer parte de um plano estratégico para o início da expansão para atrair maior número de candidatos em menor espaço de tempo ou, até mesmo, por já estar embutida no estoque inicial ou outro item da franquia.

Na maioria das vezes, pagar uma taxa menor não significa estar fazendo o melhor negócio. O que tem que ser analisado é o valor total do investimento e as expectativas de retorno sobre o mesmo. O empreendedor que fizer isso com cautela e atenção terá ótimas chances de fazer um bom negócio.

O importante é a responsabilidade do dono da marca com o franqueado por se tratar de um sistema de franquia, que sem a transferência de um modelo já consolidado não funciona.

Está procurando uma franquia de baixo custo e alta lucratividade? Seja um franqueado Pilão Professional.


Franquia da Pilão Professional

Você já conhece a franquia de máquinas de café da Pilão Professional? Contamos com todas as soluções em café e snacks para o mercado fora do lar.

A Pilão tem conquistado cada vez mais respeito dos seus clientes devido à sua tradição e também à sua relação de confiança com todos eles. Líder absoluto de mercado há mais de 30 anos, o café Pilão é reconhecido por ter o sabor e o aroma que o brasileiro gosta.

Além de uma equipe focada e preparada para atender todos os canais com produtos específicos para cada um deles, a Pilão Professional possui máquinas ideais para o seu negócio, seja uma empresa, hospital, indústria, consultório, cafeteria ou conveniência.

Nós sabemos que o seu tempo é precioso e, por isso, oferecemos além das melhores máquinas, o melhor suporte técnico do mercado.

 Nossas equipes são altamente capacitadas e constantemente treinadas para responder a qualquer demanda no menor tempo possível. A sua única preocupação será em escolher a melhor solução para você.

Entre em nosso site e preencha o cadastro para saber mais sobre a franquia da Pilão Professional: http://pilaoprofessional.com.br/franquia-de-baixo-investimento.php