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Franchising como abrir uma?

Abrir uma franchising ou franquia exige, antes de tudo, um bom planejamento. Para começar, o primeiro passo é pesquisar o segmento de mercado que pretende atuar e identificar as marcas com as quais se familiariza e, o mais importante, que estejam dentro da sua faixa de investimento.

 

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), os setores predominantes entre as franquias são alimentação, serviços educacionais, saúde, beleza e bem-estar, seguidos por casa e construção, informática, eletrônicos, hotelaria, turismo e limpeza.

 

Após a seleção das marcas, é preciso entrar em contato com as empresas escolhidas. É muito comum haver nos sites das franqueadoras uma página voltada para franquia, com um campo de pré-cadastro. 

 

Geralmente a franqueadora solicita mais informações sobre a pessoa interessada na franquia para avaliar a vocação para os negócios e a condição financeira. Nesta etapa, pode ser que a marca abra também um processo seletivo para analisar conhecimentos técnicos em empreendedorismo e gestão.

 

Quando o pedido para abertura de franquia for aceito, em seguida, ocorre um estudo para saber o melhor local de abertura do negócio, treinamento da equipe, formalização do contrato, instalação dos equipamentos e inauguração do ponto de venda. 

 

Para se destacar no mercado, uma dica é conversar com franqueados antes para saber como é o dia a dia da operação e como o franqueador se relaciona com eles. 

O sistema de franquias atrai diversos tipos de empreendedores, que vão desde os inexperientes que estão em busca de um negócio com menos risco até empresários arrojados e com vivência de mercado que querem diversificar sua atuação.

Abrir uma franquia é, muitas vezes, uma forma de complementar a renda mensal ou então de começar um novo negócio em tempo integral, tendo um modelo de negócio que permite utilizar uma marca já consolidada, testada e padronizada, diminuindo assim os riscos e problemas de gestão.

Conheça três etapas necessárias para uma gestão eficiente dos processos entre franqueador e franqueado:

 

Plano de negócios

Nesta fase é feito um estudo que avalia o mercado e a empresa em seu estágio atual, com o objetivo de conhecer se é recomendável utilizar o sistema de franquias para a expansão da marca e distribuição dos seus produtos e serviços.

É definido o modelo de franquia e os padrões a serem adotados e são levantados também os investimentos necessários à sua implantação e projetados os resultados desta operação.

 

Instrumentos jurídicos

Esses documentos são redigidos de acordo com o que determina a Lei 8.955/94, como a Circular de Oferta de Franquia (COF), o pré-contrato e contrato e as características de cada franquia.



Algumas consultorias acrescentam outros documentos, como recibos e protocolos de entrega de documentação para os franqueados ou orientações para filiação da franquia junto à ABF.

 

Manual da franquia

Em seguida serão estruturados os manuais da franquia, tanto os que orientarão os franqueados quanto os que nortearão os trabalhos a serem executados pela equipe da franqueadora. Aqui será detalhado o projeto arquitetônico e de decoração, serão mapeados os processos, definido o sistema de gestão e tudo o que será objeto de treinamento e de padronização dentro da rede.

 

Processos e estratégias

Devido à importância dos processos para a padronização das atividades nas redes de franquias, torna-se fundamental decidir quais processos devem ser mapeados e incluídos nos manuais que serão entregues à equipe da empresa franqueadora e aos franqueados e que servirão de objeto de análise de conformidade nas consultorias de campo.

Para definirmos quais processos padronizar é preciso conhecer seus impactos junto aos clientes e as vantagens que o franqueador e os franqueados terão em padronizá-los. Processos simplificados e bem estruturados podem reduzir o tempo e os custos envolvidos na execução de uma atividade, serem mais facilmente repassados nos treinamentos e permitirem um melhor acompanhamento da sua execução, gerando um maior controle da qualidade final dos produtos e serviços oferecidos aos clientes.

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