ESTE É O BLOG
PILÃO PROFESSIONAL

Uma boa alternativa para começar a empreender

Ter seu próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros e, felizmente, também são muitos os que conseguem realizar. No entanto, não basta abrir uma empresa, é necessário mantê-la viva e é neste quesito que muitos empreendedores falham.

De acordo com estudo do Sebrae, 23% das empresas fecham até o segundo ano de funcionamento. Os motivos são diversos, mas lidar com questões burocráticas e gastos do produto ou serviço oferecido não é fácil.  Apesar desse dado ser desanimador, há um formato de empreendedorismo que foge dessa estatística: a franquia. Segundo a ABF, apenas 5% das franquias fecham até o segundo ano de funcionamento.

A franquia diminui o risco do empreendedor, pois oferece a possibilidade de trabalhar com uma marca já consolidada no mercado e com o apoio da franqueadora, que apresenta um modelo de negócio já testado.

E dentro de franquias, existe um formato que tem crescido bastante no Brasil – as micro-franquias “home based”. Neste modelo, o investimento inicial é menor (de até R$50 mil), o empreendedor trabalha de casa, sem a necessidade de alugar um ponto comercial, e com isso, o retorno do investimento é mais rápido. Desta forma, as micro-franquias são uma excelente opção para quem quer começar a empreender.